sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

2 de Dezembro - Santa Bibiana (Virgem e mártir)

Gaetano Lapis - séc. XVIII
coleção particular



Bibiana ou Viviana viveu na época em que Roma estava sob o poder o imperador Juliano, "o apóstata". Aconteceu um dos últimos surtos de perseguição fatal aos cristãos, entre 361 e 363. O tirano que já tinha renegado seu batismo e abandonado a religião, passou a lutar pela extinção completa do cristianismo.
Começou substituindo todos os cristãos que ocupavam cargos civis por pagãos, e os mais populares e os mais perseverantes eram humilhados, torturados e, por fim mortos. No ano 363, a família de Bibiana foi executada na sua presença, porque não renunciou a fé cristã. Flaviano, seu pai morreu com uma marca na testa que o identificava como escravo. Defrosa, sua mãe foi decapitada. Ela e a irmã Demétria, antes de morrer, foram levadas para a prisão.
A primeira a morrer foi Demétria que perseverou na fé, após severos suplícios na presença da irmã. Por último foi o martírio de Bibiana, para o qual, conforme a antiga tradição, o governador local usou outra tática. Foi levada a um bordel de luxo para abandonar a religião ou ser prostituída. Mas os homens não conseguiam se aproveitar de sua beleza, pois a um simples toque, eram tomados por um surto de loucura. Bibiana então foi transferida para um asilo de loucos e lá ocorreu o inverso, os doentes eram curados. 
Gian Lorenzo Bernini
altar-mor da Igreja de Santa Bibiana - Roma

Sem renegar Cristo, foi entregue aos carrascos para ser chicoteada até a morte e o corpo jogado aos cães selvagens. Outro prodígio aconteceu naquele instante, e os animais não a tocaram. Ao contrário, mantiveram uma distância respeitosa do corpo da mártir. Os seus restos então foram recolhidos pelos demais cristãos, e enterrados ao lado dos familiares, num túmulo construído no monte Esquilino, em Roma. 
Finalmente a perseguição sangrenta acabou. A história do seu martírio ganhou a devoção dos fiéis. Santa Bibiana passou a ser incovada contra as doenças mentais e a epilepsia. O seu túmulo tornou-se meta de peregrinação e o seu bonito nome foi escolhido na hora do batismo por muitos cristãos. Também a conhecida variação, não menos bela, de Viviana se tornou popular na cristandade. 
Coluna onde Bibiana foi torturada
Igreja de Santa Bibiana - Roma

A veneração era tão intensa que o Papa Simplício mandou construir sobre a sua sepultura uma pequena igreja dedicada à ela, no ano 407. O culto ganhou um reforço maior ainda quando por volta de 1625, foi erguida sob as ruínas da antiga igreja uma basílica. Nela as relíquias de Santa Bibiana se encontram guardadas debaixo do altar-mor. 

Um comentário:

  1. SE chover nesse dia 2 de dezembro choverá 40 dias sem parar isso já acompanhei e é certo

    ResponderExcluir