sábado, 3 de dezembro de 2011

3 de Dezembro - São Sinfrônio (Patriarca)


Nativo de Damasco, Síria nasceu em 560. Ele viajava muito por todo o leste e oeste pregando o evangelho e viveu vários anos em Alexandria, colhendo material para o seu famoso trabalho chamado "Pradaria Espiritual ". Por volta de 580 ele e João Moscus entraram para o monastério de Sabás no Egito, e mais tarde, continuou a sua jornada de fé com São Theodósio na Palestina. Ele passou 10 anos em Alexandria. Após varias peregrinações a monastérios e ermidas no Egito e em Roma, estudando filosofia, escrituras e praticando estrita austeridade São Sinfrônio foi eleito patriarca de Jerusalém em 634.
Escritor eclesiástico com distinção e poeta, alguns dos seus escritos são lidos até hoje. Lutou contra a heresia monofisista. A heresia foi condenada no Concílio de Latrão em 649 e acreditava que Jesus não tinha duas naturezas, uma humana e outra divina. Naqueles tempos a cristandade tentava entender como poderia Jesus ser ao mesmo tempo Deus e homem. Teria fome? Sono? Teria mesmo sido tentado pelo demônio no deserto? Teria sido amamentado por sua mãe Maria? Teria sentido dor na cruz ? Na paixão ?
Enfim, estas questões foram debatidas mesmo após a morte de São Sinfrônio que era um ardoroso defensor do ponto de vista finalmente aceito por toda a Igreja, de que Jesus tinha uma natureza humana e outra divina. Ele enviou cartas ao Papa e ao Patriarca de Constantinopla fornecendo suas teorias sobre a questão. Seus pensamentos e raciocínios foram tão importantes que, por vezes seus escritos pareciam iluminados por Jesus ou anjos enviados para tal, tamanha era a perfeição de seu raciocínio. Ele escreveu várias homilias, doutrinas e poemas. Faleceu em 639 em Jerusalém de causas naturais.
Logo após a sua morte seu túmulo se tornou um local de peregrinação e vários milagres são creditados à sua intercessão.

24 comentários:

  1. Vivendo e aprendendo. Eu a julgar que S. Sinfronio era coisa de novela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu pensando que era coisa originada de alguma piada!! Kkkk

      Excluir
    2. Eu tbm , jurava que era só na novela....Me surpreendi em saber que é verdade kkk

      Excluir
  2. Um amigo me disse que se chamava "São Sinfrônho"

    ResponderExcluir
  3. SÃO SIFRÔNIO È O PATRIARCA E O PROTETOR DOS ESCRITORES.È UM NOME ENGRAÇADO APOCALIPSIANO È MAIS ENGRAÇADO AINDA. MAS È AQUELE QUE ESCREVIA AS TEOLOGIAS DO MUNDO RELIGIOSO.

    ResponderExcluir
  4. VEJA NO YOUTUBE OS SANTOS QUE ESTÃO NUMA REDOMA DE VIDRO.
    OS SANTOS QUE PERMANECEM INTACTOS! SÃO SINFRÔNIO È UM DELES!
    ELE PERMANECE NUMA CUPULA DE VIDRO! COMO CORPO INCORRUPTIVEL! MUITO INTERESSANTE FANTÁSTICO!

    ResponderExcluir
  5. Muito curioso nossa gostei desta página. ..

    ResponderExcluir
  6. Gente ei sou um Sinfrônio e nem.sabia disso kkk, sofri na escola

    ResponderExcluir
  7. Gente ei sou um Sinfrônio e nem.sabia disso kkk, sofri na escola

    ResponderExcluir
  8. Gente ei sou um Sinfrônio e nem.sabia disso kkk, sofri na escola

    ResponderExcluir
  9. Qm descobriu por conta de yu yu Hakusho kkkk

    ResponderExcluir
  10. tenho o sobrenome simphronio e só agora entendi a oringem do meu nome 👐

    ResponderExcluir
  11. Meu marido é devoto a são sinfronio eu nunca tinha ouvido falar mas existe

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho por jeito dizer valha-me sao sinfronio mas só agora descobri que era mesmo santo e que foi tão importante gostei de saber e saber qual o dia que é dedicado a este santo que tantas vezes chamo .

    ResponderExcluir
  13. Eu sempre chamei por são sifronio mais nunca fiquei sabendo q protetor ele era

    ResponderExcluir
  14. Eu costumo dizer que quando eu morrer, quem vai me receber do lado de lá vai ser são Sinfronio pq qualquer coisa que acontece eu falo:""ah sao sinfronio""....... Mas entrei aqui pra pesquisar pq não sabia se ele existia de vdd....... Interessante!!!

    ResponderExcluir
  15. Então existe mesmo são sinfronio!!!! eu ouvir pela primeira vez numa novela o ator dizia sempre quando havia um problema Hoo são sinfronio!! , É eu para não dizer nomes de Santos em em vão, dizia sempre São sinfronio,perdão são sinfronio,farei uma reparação...

    ResponderExcluir
  16. Eu me chamo Sinfronio, herdei o nome do meu avô. Ele era Libanês por isso que se chamava Sinfronio, mas eu não sabia que era um Santo a origem do seu nome.ate hoje o pessoal acha o nome estranho. Já sofri muito na escola por esse nome.kkkkk

    ResponderExcluir
  17. Meu nome Altair Sinfronio ,tinha tanta vergonha quando adolescente e depois de 38 anos que resolvi pesquisar, interessante.

    ResponderExcluir
  18. Gente, onde encontro imagem dele para comprar?

    ResponderExcluir
  19. Eu tbm chamo muito por São Sinfronio e sempre achei que fosse brincadeira do personagem de novela Aparício Varela interpretado pelo saudoso Paulo Autran.

    ResponderExcluir