ícone russo - séc. XIX
São Nicolau Taumaturgo nasceu na cidade de Mira, na província de Lícia, um santo especialmente querido pelos ortodoxos, e em particular, pelos russos. Ele nasceu na Ásia Menor no final do séc. III. E desde a sua infância, demonstrou a sua profunda religiosidade e aproximou-se do seu tio, bispo da cidade de Patara e ainda jovem foi ordenado sacerdote.
Após a morte dos seus pais, São Nicolau herdou uma grande fortuna e começou a distribui-la entre os pobres. Ele se empenhou em ajudar secretamente, para que ninguém pudesse agradecer-lhe. Havia na cidade de Patara um rico comerciante com 3 filhas. Quando as suas filhas chegaram à maturidade, as transações comerciais do pai fracassaram e ele chegou à completa falência. Teve a ideia criminosa de usar a beleza das filhas para conseguir meios de sobrevivência. São Nicolau ficou ao par do seu plano e decidiu salvar a ele junto com as filhas de tal pecado e vergonha. Aproximando-se durante a noite da casa do comerciante falido ele jogou na janela aberta um saquinho com moedas de ouro. O comerciante, achando o ouro, com grande alegria preparou o enxoval da filha mais velha e arranjou-lhe um bom casamento. Passado um pouco de tempo, São Nicolau novamente jogou na janela um saquinho com ouro, o suficiente para o enxoval e o casamento da segunda filha. Quando o São Nicolau jogou o terceiro saquinho com ouro para a filha mais nova, o comerciante já estava à espera dele. Prostrando-se diante do Santo, agradeceu com lágrimas pela salvação da sua família de um horrível pecado e vergonha. Após o casamento das três filhas, o comerciante conseguiu recuperar os seus negócios e começou a ajudar o próximo, imitando o seu benfeitor.
Luca Giordano
Milagre de São Nicolau
Igreja de Santa Brígida - Nápoles
São Nicolau desejou visitar os lugares santos e embarcou num barco de Patara para a Palestina. O mar estava calmo, mas ao Santo foi revelado que em breve haveria uma tempestade e ele avisou aos outros viajantes. E realmente, veio uma tremenda tempestade e o barco virou um brinquedo indefeso das ondas violentas. Como todos sabiam que São Nicolau era padre, todos pediram a ele rezar pela salvação. Após a oração do Santo, o vento se acalmou e veio uma grande calmaria. Depois disto, um dos barqueiros foi derrubado pelo vento do mastro ao convés e morreu. São Nicolau o ressuscitou com suas orações.
Após a sua peregrinação aos lugares santos, São Nicolau queria se isolar num deserto e passar a sua vida inteira longe dos homens. Mas não era esta a vontade de Deus. Deus escolheu o Santo para ser o bom pastor dos homens. São Nicolau ouviu uma voz, ordenando –lhe a voltar à sua pátria e servir aos homens.
Não querendo morar na cidade onde foi tão bem conhecido, São Nicolau foi a uma cidade vizinha, Mira. Esta era a capital da província de Lícia e ali havia uma sé episcopal. O Santo se estabeleceu lá como um pobre. Como ele amava a igreja, ele ia para lá diariamente , logo que se abriam as suas portas.
Na época o bispo de Mira faleceu e os bispos vizinhos se reuniram para eleger o seu sucessor. Como eles não conseguiam chegar à unanimidade na escolha, um deles aconselhou: "O Senhor deve Ele mesmo nos indicar a pessoa certa. Assim irmãos, vamos rezar, jejuar e esperar pelo escolhido de Deus." E ao mais velho dos bispos Deus revelou que a primeira pessoa a entrar na igreja após a abertura da porta deveria ser eleito o bispo. Ele contou o seu sonho aos outros bispos e antes da missa da manhã, ficou vigiando a porta e esperando pelo eleito de Deus. São Nicolau, conforme o seu costume chegou primeiro para rezar. Vendo o Santo, o bispo perguntou a ele: "Como é seu nome?" Nicolau humildemente respondeu.
Nicola de Blasio - séc. XVIII
Museu Estadual de Mileto
"Me siga, meu filho"- disse o bispo, pegou na mão dele, conduziu-o até a igreja e avisou, que ele seria consagrado bispo de Mira. São Nicolau tinha medo de aceitar o cargo tão alto, mas teve que ceder à vontade dos bispos e do povo.
São Nicolau morreu muito velho em meados do século IV, mas com a morte dele, a sua ajuda não cessou. Durante mais de 1500 anos ele dá a sua rápida ajuda a todos, que rezam a ele. Os testemunhos da sua ajuda constituem uma vasta literatura e o amor da gente ortodoxa aumenta a cada dia.
Quando, em 1087 a província de Lícia foi devastada, o Santo apareceu no sonho a um padre em Bari, na Itália e mandou trasladar as suas relíquias para aquela cidade. Esta ordem do Santo foi rapidamente cumprida e desde aquela época, o Santo repousa na igreja de Bari. As suas relíquias vertem bálsamo, que cura os doentes.
anônimo lombardo - séc. XVII
Milagre de São Nicolau
Nenhum comentário:
Postar um comentário