sábado, 22 de outubro de 2011

22 de Outubro - Santa Maria Salomé

Bernard Strigel - 1528
Maria Salomé e sua família
Natinal Gallery of Art, Washington

Maria Salomé era casada com Zebedeu, mãe de São João, o evangelista e de São Tiago, o maior e seria prima da Virgem Maria. Era uma das três Marias que ajudaram Jesus durante o início de seu ministério e o acompanharam nas suas viagens, além de terem testemunhado a sua crucificação, a retirada do corpo da cruz, e a sua ressurreição. O evangelista São Marcos menciona Salomé como uma das mulheres que vieram com Madalena ungir com óleos (costume da época) o corpo de Jesus na manhã da ressurreição.
Dizem os Evangelhos que durante uma conversa de Jesus e Salomé, ela pede a Cristo para leva-la, com seus filhos, para o Reino dos Céus.
Duccio da Buoninsegna
Museu do Duomo, Siena

A lenda diz que após a ressurreição ela foi para Veroli, Itália, e passou o resto de sua vida espalhando a Boa Nova. Na arte litúrgica da Igreja ela é representada algumas vezes com Maria Cleophas amparando  a Virgem Maria durante a crucificação e/ou presente com Maria Madalena na ressurreição, ou com os filhos João e Tiago em seus braços. Às vezes ela é mostrada no Natal porque existe uma possibilidade de que, como ela era parteira, teria ido ao estábulo em Belém, feito o parto de Maria e se converteu. Santo Ambrósio, estudioso do assunto, diz que existe ainda a possibilidade dela ser irmã de Maria. É padroeira da Veroli, na Itália.
Nicolaus Haberschrack
As três Maris na tumba de Jesus

Nos países do hemisfério sul, no firmamento, temos três estrelas que são chamadas Três Marias em homenagem às Três Marias e na França temos uma cidade com o nome de "Saintes Maries de la Mer" , também em homenagem a elas.
Annibale Carraci 
A Pietá ou As três Marias
National Gallery, Londres

Nenhum comentário:

Postar um comentário