sexta-feira, 7 de outubro de 2011

7 de Outubro - Nossa Senhora do Rosário


A Festa de Nossa Senhora do Rosário foi instituída pelo Papa Pio V, em 1571, quando se celebrava o aniversário da batalha naval de Lepanto.
Segundo consta, os Cristãos saíram vitoriosos porque invocaram o auxílio da Santa Mãe de Deus, rezando o Rosário.
A origem do Terço do Rosário é muito antiga: Remonta aos anacoretas orientais, que usavam pedrinhas para contar as suas orações vocais.
O Venerável Beda sugerira aos Irmãos leigos, pouco familiarizados com o Saltério latino, que se utilizassem grãos de sementes, enfiados num barbante, na recitação dos Pai-Nossos e Ave-Marias.

Segundo a crônica, em 1328, Nossa Senhora apareceu a S. Domingos de Gusmão, recomendando-lhe a recitação do Rosário para a Salvação do mundo.
Rosário significa coroa de rosas, oferecidas a Nossa Senhora.
Os principais promotores e divulgadores da devoção do Rosário, no mundo inteiro, foram os Dominicanos.

Disse-nos o Papa João Paulo II, na sua Carta Apostólica "Rosarium Virginis Mariae": «O Rosário, de fato, ainda que caracterizado pela sua fisionomia mariana, no seu âmago é oração cristológica. Na sobriedade dos seus elementos, concentra a profundidade de toda a mensagem evangélica, da qual é quase um compêndio. Nele, ecoa a Oração de Maria, o Seu perene Magnificat pela obra da Encarnação redentora, iniciada no Seu ventre virginal. Com ele, o Povo cristão frequenta a Escola de Maria, para deixar-se introduzir na contemplação da beleza do Rosto de Cristo e na experiência da profundidade do Seu Amor. Mediante o Rosário, o crente alcança graças em abundância, como se as recebesse das próprias mãos da Mãe do Redentor».



Nossa Senhora do Rosário de Pompéia


No ano  79, uma erupção do Vesúvio, vulcão que fica perto de Nápoles, sepultou sob sua lava a faustuosa cidade de Pompéia, onde a aristocracia romana tinha suas casas de férias.

No início do século XIX, já descobertas as ruínas da cidade, instalaram-se no vale próximo várias famílias de camponeses que levantaram humildes habitações e uma pobre capela.
Em 1872 chegou ao lugar Bartolo Longo, advogado da Condessa Fusco, dona daquelas terras. Longo soube, ao dialogar com os camponeses, que as coisas não iam mal, embora foi alertado sobre a presença de indivíduos de maus costumes, os que faziam com que as coisas não fossem totalmente agradáveis. Não havia polícia e  que enquanto houve um padre, este exercia certa autoridade, mas após sua morte, eram poucos os que seguiam firmes na fé, por isso na capela que tinha ficado abandonada não se rezavam mais missas. As pessoas rezavam em suas casas.
Uma noite Longo viu em sonho um amigo morto há anos atrás que lhe disse "Salva esta gente, Bartolo. Propaga o Rosário. Faz com que o rezem. Maria prometeu a salvação aos que rezassem o rosário".
Longo voltou a Nápoles e de regresso levou consigo uma boa quantidade de Rosários que repartiu entre os habitantes do vale. Ao mesmo tempo, ajudado por alguns vizinhos, dedicou-se à tarefa de consertar a Capela, à qual as pessoas começaram a freqüentar, em número crescente, a rezar o Rosário.
No  ano de 1876 decidiu-se a aumentar o  Templo. Em 1878, Longo obteve de um convento de Nápoles um quadro muito  deteriorado de Nossa Senhora do Rosário com São Domingos e Santa Rosa de Lima, que um pintor restaurou. Ignora-se porque a figura da Santa limenha foi trocada pela de Santa Catarina de Siena. Posta sobre o altar do Templo, ainda inconclusa, a Sagrada imagem começou a realizar milagres.
No dia 8 de maio de 1887, o Cardeal Mônaco de  Valleta colocou na  venerada imagem um diadema de brilhantes abençoado pelo Papa Leão XIII e em 8 de maio de 1891, houve a Consagração Solene do novo Santuário de Pompéia, que existe até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário