quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

7 de Dezembro - Santo Ambrósio (Bispo)

mosaico bizantino - séc. V


Santo Ambrósio nasceu em Treves pelo ano 340. Ainda catecúmeno, por aclamação popular tornou-se bispo de Milão, Itália. Dedicou-se sobretudo ao estudo da Sagrada Escritura, com tanto empenho que logo a dominou.
Não era um intelectual puro, mas um ótimo administrador da comunidade cristã confiada a ele. Tornou-se um verdadeiro pai espiritual dos jovens imperadores Graciano, Valentiniano II e do temível Teodósio I, que não hesitou em repreender asperamente, exigindo dele uma penitência pública de expiação quando, para conter uma revolta, fez massacrar a população de Tessalônica.
Santo Ambrósio é o símbolo da Igreja renascente após os sofridos anos de vida escondida e das perseguições romanas. Santo Agostinho foi seu ouvinte assíduo, como refere-nos em suas Confissões, tendo sido batizado por ele.

Os seus célebres Comentários Exegéticos, antes de serem reunidos em volumes, tinham sido pregados à comunidade cristã de Milão. Sente-se aí palpitar o coração de um grande bispo, que consegue suscitar a comoção nos ouvintes com argumentações carregadas de emotividade e de interesse. Gostava de fazer o seu povo cantar e compôs um bom número de hinos, alguns dos quais ainda hoje são bastante familiares na liturgia ambrosiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário