domingo, 11 de setembro de 2011

11 de Setembro - São Bartolomeu o Jovem (abade)


São Bartolomeu o Jovem (Rossano, 981 – Grottaferrata, 1055) foi um monge monaco italiano que desde pequeno manifestou grande interesse pela vida monástica,  tanto que seus nobres pais resolveram confiá-lo, aos sete anos, ao monges bizantinos do Mosteiro de São João Calibyta em Caloveto. Mudou-se ao doze anos para o Mosteiro de Montecassino, onde vivia São Nilo o Jovem,permanecendo ali muitos anos, e seguindo-o, em  994 para Serperi, onde viveu em oração e jejum por seis anos.
No ano 1000 acompanhou Nilo a Roma para implorar piedade ao compatriota Giovanni Filagato, autoproclamado Papa com o nome de João XVI, na presença do imperador Oto III, através da mediação do Papa Gregório V. Durante a viagem, próximo de Grottaferrata, a Virgem Maria apareceu aos dois monges, e pediu-lhes para que ali erigissem um templo e um mosteiro. O terreno foi doado por Gregório, Conde de Tuscolo, e foi utilizado o material de uma antiga villa romana na construção do templo.

Visão de Nilo e Bartolomeu
Abadia de Monferrato

Nilo morreu em 1004 e Bartolomeu cuidou da construção do mosteiro, do qual tornou-se abade, e da igreja, que foi consagrada pelo Papa João XIX nel 1024.
No Mosteiro de Grottaferrata dedicou-se à redação de hinos religiosos, que produziu em grande número. Em 1032 escreveu sua obra mais importante: a Biografia de São Nilo. Notevole importanza riveste poi il suo Typicon, codice liturgico e disciplinare del monastero. Tutti i suoi manoscritti sono ancor oggi conservati nell'Abbazia di Grottaferrata.
Os hagiógrafos enumeram numerosos milagres realizados em vida e outros post mortem. São Bartolomeu foi sepultado ao lado de São Nilo no Mosteiro de Grottaferrata, mas de seus restos mortais perdeu-se o paradeiro.

Stefano Pisani - 1840
Catedral de Rossano Calabro, Itália

Nenhum comentário:

Postar um comentário