segunda-feira, 26 de setembro de 2011

26 de Setembro - Santos Cosme e Damião (Mártites e Taumaturgos)

Anônimo siciliano - 1775
Igrja de São Cosmee Damião - Catânia

São Cosme e São Damião são santos católicos com grande culto no Brasil e no mundo. Seus nomes de batismo são Acta e Passio, nascidos na Arábia do século III, de família nobre e cristã. Os irmãos gêmeos estudaram medicina na Síria e exerciam a profissão gratuitamente. Com pais cristãos, usavam a cura como mecanismo de evangelização e caridade, levando aos doentes as palavras e ensinamentos cristãos Entre seus milagres estão a cura e a materialização (após a morte) para ajudar crianças vítimas de violência.

Por conta de seus conhecimentos científicos aliados à fé e aos ensinamentos, suas curas eram vistas como milagres. Por esse motivo, foram perseguidos e assassinados por ordem do imperador Diocleciano, grande perseguidor da doutrina cristã da época, por feitiçaria e associações com o demônio. Uma das versões afirma que foram jogados de um despenhadeiro. Em outras versões ouve-se que tentaram matá-los de várias formas, mas não conseguiram. Por fim foram degolados.
Fra Angélico - O martírio dos Santos
Convento de São Marcos - Firenze

Com sua morte os gêmeos se tornaram mártires e mais tarde santos, sendo nomeados pela Igreja Católica como São Cosme (que significa “o enfeitado”) e São Damião (“o popular”), num dia 26 de setembro, data em que se comemora o seu dia. Por associação, são os santos protetores dos médicos, farmacêuticos, gêmeos e crianças (nenhuma fonte é exata ao justificar esse último, dizem apenas que eles eram bons com as crianças).
Angelico Pradella - 1439

Teto da Baílica de São Cosme e Damião - Roma

Nenhum comentário:

Postar um comentário