Diogo nasceu em Sevilha na Espanha. Amava a vida solitária desde sua juventude, e quando resolveu ser um eremita, ganhava a vida tecendo tapetes. Mais tarde tornou-se irmão franciscano em Arizafa.
Embora não houvesse tido uma educação formal, Diogo era procurado por seus sábios conselhos, que refletiam uma notável percepção da vida cristã. Foi enviado como missionário para as Ilhas Canárias em 1422, tornando-se Superior da Comunidade em Fortaventura, onde converteu muitas almas com suas pregações e seu exemplo. Voltou à Espanha sem ter sido atacado ou machucado, fato extremamente raro na época.
Azulejaria portuguesa - séc. XVII
Casa Pia de Lisboa
Foi chamado a Roma em 1450 para a canonização de São Bernardino de Siena, mas uma epidemia se alastrou entre os franciscanos e São Diego trabalhou para tratar seus irmãos até a exaustão, e milagrosamente não contraiu a doença.
Morreu em 12 de novembro de 1463 em Alcalá, Castilha (Espanha) de causas naturais. É muito venerado na Espanha, na América latina, em especial no Peru e na Argentina. A cidade de San Diego, na Califórnia (EUA) foi assim batizada em homenagem a este santo, que foi canonizado em 1588 pelo Papa Sisto V.
São Diogo recebe o hábito franciscano
Anibale Carracci
Nenhum comentário:
Postar um comentário